terça-feira, 9 de março de 2010

Curiosidades sobre o Atletismo

História - O atletismo pode ser considerado a modalidade mais antiga do mundo. Registros apontam que os gregos já praticavam esportes como corrida, lançamento de objetos e salto em altura por volta do século 14 a.c. Essas modalidades eram praticadas em encontros esporádicos, que mais para frente originou os Jogos Olímpicos.

Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamento e salto. As mais famosas são as de corrida. É nessa categoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo, nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádio e a modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a Era Moderna.

As provas de corrida, que também podem ser chamadas de provas de pista, divide-se em curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Há também as corridas com barreiras colocadas no percurso, além da marcha atlética e dos revezamentos.

Todas essas provas são realizadas na pista de atletismo dentro do estádio. Esta pista contém oito raias, cada uma com um metro e 25 centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário